Propagando suculentas

Reproduzir suculentas pode ser uma tarefa fácil! Porém, um tanto demorada. Além de poderem ser plantadas por mudas que se tira do pé principal, as folhas lanosas da maioria das suculentas produzem novos brotos!
Para quem curte essas plantinhas, é mágico vê-la se reproduzindo. Para que essa tarefa tenha êxito, aqui vão algumas dicas de como faço a reprodução através das folhas.


1. Aqui uma ilustração das folhas de uma suculenta em 3 fases diferentes do crescimento de um broto. Recém tirada do pé, criando raízes e por fim, o broto surgindo.


2. É importante destacar da suculenta uma folha saudável! Não adianta pegar aquelas mais velhinhas, que estão murchando! Nesta foto, a folha recém tirada do pé.


3. A reprodução pode acontecer deixando a folha já em um recipiente com substrato, porém, a probabilidade de dar certo aumenta deixando a folha destacada sobre uma superfície seca. Escolha um local com iluminação, nada de sol direto e a "esqueça" lá por uns dias. Se surpreenderá vendo que as raízes começarão a aparecer! 


4. O broto! Sim! Ele aparecerá, aos poucos irá crescer uma miniatura daquela suculenta da qual você destacou a folha. Você terá a folha com raízes e um broto grudado. Tudo isso sem terra, água ou qualquer outro material. Apenas deixando a folhinha descansar. Este novo broto se alimentará do que a folha pode lhe fornecer. Por este motivo prefiro não fazer a reprodução já no substrato, assim a planta se auto-regula, corro menos risco de perdê-la por excesso d'água, apodrecendo o brotinho.


5. Neste tamanho da foto já está bacana para ser destacado da sua folha e ser plantada em um substrato! Cuidado, é importante destacar sem prejudicar o broto e suas raízes! Pode ser feito com uma pinça ou delicadamente com os dedos. Pode também ser passada para o substrato sem ser destacada da folha principal, com o tempo o broto se desenvolve e sua folha mãe vai apodrecendo e morre.





Em um vaso pequeno, condizente com o tamanho do broto, coloque o substrato. Abra um buraco e acomode com cuidado as raízes.


Pronto! Agora é só cuidar de sua nova suculenta! Acompanhando o crescimento. Em breve farei uma postagem sobre como transplantar sua suculenta.

Comentários